A palavra ‘terapia’, do grego θεραπεία,


...significa prestar cuidados médicos ou tratar. Colocando de uma maneira bem simples, é um processo de alívio da dor física e emocional. 


Hoje em dia o conceito de terapias psicológicas está se tornando cada vez mais aceito e divulgado, inclusive nas comunidades previamente fechadas a este assunto. Governos estão tomando iniciativas de providenciar maior acesso às terapias psicológicas. Escolas e universidades contratam conselheiros. Pessoas estão cada vez mais à vontade para procurar ajuda. Isso é muito bom. 


Porém precisamos entender que a palavra ‘terapia’ em si mesma não significa algo específico. É como a palavra ‘carro’ ou ‘comida’ - um termo generalizado que abrange muitas possibilidades. 


No exemplo acima, quando você precisar de um carro novo, o que acontece? Com certeza você não vai à primeira loja e finaliza sua compra, nem mesmo vai adquirir qualquer veículo que aparecer primeiro, não é verdade? Você vai fazer uma grande pesquisa, olhar especificações técnicas, uso de combustível, custo, nível de conforto, cor, potência e assim por diante. 

A mesma coisa acontece com a ‘comida’. Quando você fica com fome, você pensa em algo específico que gostaria de comer – ou então você olha para as opções e escolhe o que te chama a atenção no momento, não é? Você não pede ‘comida’ – não fecha os olhos e engole qualquer coisa que foi colocada na sua frente – você pede um prato escolhido! 5 


A escolha de um terapeuta deveria seguir o mesmo processo. As pessoas que vão ao primeiro psicólogo que acham por aí ou aquele que cobra o menor valor, demonstram uma grande falta de maturidade (se não inteligência). Como é possível escolher um profissional sem primeiro pesquisar sobre o modelo de terapia usada por ele, sem certificar-se de que o que está sendo comprado realmente é de qualidade? 

Como mostramos, terapias diferentes usam métodos e abordagens diferentes. Entre esses métodos há aqueles que são altamente eficazes, outros funcionam até que relativamente bem com algumas pessoas, e há aqueles que são pseudocientíficos e místicos, ou seja, capazes de fazer mais mal do que bem. 

Tudo isso pode parecer complicado e assustador - mas fique calmo! É o objetivo desse manual apresentar as relevantes informações com clareza e simplicidade, para que você possa escolher o seu terapeuta com confiança, fazendo uma seleção informada e baseada em evidências científicas. 

Seu PDF está aqui.