Você não está sozinho.
A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados de 2015, divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. Nas Américas, cerca de 50 milhões de pessoas viviam com depressão em 2015 — o equivalente a quase 5% da população. Desses, quase sete em cada dez habitantes, não recebem o tratamento necessário.
Infelizmente, a depressão está se tornando um grande problema do século XXI - cerca de 15% da população mundial sofre com esse transtorno pelo menos uma vez na vida.
A boa notícia é que devido a essa prevalência, o conhecimento sobre problemas de saúde mental e seus respectivos tratamentos, vêm sendo discutido e aperfeiçoado.
A base científica desse guia...
... é a Terapia Cognitiva Comportamental (Cognitive Behavioural Therapy), desenvolvida por Aaron Beck nos anos 60 sendo que, atualmente é um modelo de alta eficácia, impacto e confiabilidade, um dos mais indicados por médicos psiquiatras e psicólogos clínicos.
As informações apresentadas trazem conhecimento e esclarecimento sobre o que é depressão e o que não é, bem como ferramentas específicas para combatê-la de uma maneira simples e decidida.
Você pode usar este material sozinho, com uma pessoa de apoio ou com um profissional cognitivo comportamental, recebendo um insight profundo e munindo-se de ferramentas que auxiliarão no enfrentamento da depressão leve ou moderada.
OBS.: o guia não é um substituto do tratamento profissional ou médico. Se você, ou alguém que conheça, sofre de depressão grave de longo prazo ou se enquadra em um dos transtornos depressivos específicos listados no primeiro capítulo, deve buscar ajuda de um profissional certificado e experiente.